Geometria descritiva

Prof. Julio Cesar Boscher Torres

Axonometria

TEORIA

A axonometria é uma técnica utilizada para a construção de perspectivas a partir dos elementos que constituem um sistema projetivo. Esses elementos são: o Centro de Projeção (P), também chamado de Pólo ou Observador, os Eixos Axonométricos (x),(y) e (z), também denominados Eixos Objetivos e o Plano de Projeção (a).

Para realizar a projeção de qualquer objeto, e portanto obter sua perspectiva, é suficiente relacioná-lo aos eixos objetivos. Dessa forma, pode-se construir diversas perspectivas de um mesmo objeto alterando as relações entre os elementos, ou seja, pode-se alterar a posição do observador, rotacionar e transladar os eixos, proporcionando infinitas combinações de visualização (projeção) de um objeto.

O estudo da axonometria, geralmente, é separado pelo tipo de projeção (cônica ou cilíndrica). Contudo, cabe ressaltar que a projeção cilíndrica pode ser vista com um caso particular da projeção cônica, quando o centro de projeção passa a ser indeterminado (ponto impróprio, supostamente situado no infinito).

O principal objetivo da axonometria é obter as graduações dos eixos após a projeção. A graduação de um dos eixos pode ser constante, se a projeção for cilíndrica ou variável, se a projeção for cônica. Observe os desenhos abaixo.

 

 

 

 

 

 

         

                        Projeção Cônica                    Projeção Cilíndrica

 

Axonometria Cilíndrica Ortogonal

Na axonometria cilíndrica ortogonal, o centro de projeção é impróprio e a direção das projetantes é perpendicular ao plano de projeção, como ilustrado na sequência de figuras do link abaixo.

Sequência de Imagens, passo-a-passo, para construir um cubo de aresta 3 unid. Em axonometria ortogonal